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SaúdeA jornada do paciente além do acesso à informação 

A jornada do paciente além do acesso à informação 

As doenças crônicas são uma das principais preocupações tanto das empresas de healthcare quanto dos sistemas de saúde. Administrar esses pacientes é um desafio, pois embora essas doenças sejam responsáveis por 72% das mortes que ocorrem no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas cerca de 20% dos pacientes aderem aos tratamentos propostos.  

Isso em um cenário no qual as patologias impactam na rotina e na qualidade de vida dos pacientes. Fazer o gerenciamento de pacientes crônicos é importante, pois com o acompanhamento correto é possível controlar e prevenir o agravamento de muitas dessas doenças.  

Mas oferecer o melhor tratamento nem sempre é a chave para o sucesso do gerenciamento desse paciente. É preciso ter um olhar diferenciado sobre o que significa verdadeiramente acompanhá-lo e engajá-lo em uma jornada de cuidados. Aspectos emocionais, funcionais e sociais precisam ter garantidos o importante papel que desempenham na vida de um paciente crônico. Somente essa perspectiva traz verdadeira humanização e acolhimento. 

Um dos primeiros passos para qualquer esforço de envolvimento do paciente é educá-lo sobre sua condição; é muito mais difícil nos envolvermos com os cuidados com a nossa saúde quando não entendemos o que é a doença e quais impactos ela pode trazer.  

Os profissionais de saúde devem se apoiar em estratégias de educação do paciente que ofereçam suporte desde o diagnóstico, considerando suas necessidades e condições. É preciso oferecer ferramentas que facilitem o engajamento em toda a sua jornada, ajudando-o a superar barreiras e a permanecer no tratamento.  

Hoje o paciente vai à consulta empoderado, preparado para argumentar e participar das decisões em relação ao seu tratamento. De acordo com uma pesquisa do Google, o conteúdo digital é um ponto chave nessa tomada de decisão dos pacientes. Entre as fontes mais consultadas pelos pacientes estão: 

Porém, as estratégias de comunicação precisam ser eficazes, o que faz com que seja necessário buscar maneiras mais eficientes de se comunicar. Além de materiais informativos, pode-se também incentivar o paciente a participar de programas relacionados à saúde na comunidade, interagindo com grupos de apoio, e também estimular a mudança de comportamento para que ele monitore suas condições e tenha uma melhor experiência de acesso aos tratamentos. 

O desafio para os profissionais de marketing é garantir que os recursos e programas sejam úteis, precisos e atualizados. Saiba quais recursos os pacientes consideram valiosos. Pergunte a eles sobre suas experiências com os materiais e programas e como você pode auxiliá-los em sua jornada. Ao trabalhar em conjunto, você pode ajudar os pacientes com doenças crônicas a adquirir as habilidades, os conhecimentos e ferramentas que precisam para gerenciar melhor seu tratamento.  

O paciente quer ser ouvido e valorizado em suas necessidades. Informação ele tem, mas ele precisa mais do que isso. Ele precisa de experiências personalizadas e de recursos que estejam adequados a cada etapa de sua jornada.  

Estratégias que podem ser úteis 

Algumas estratégias podem ajudar, como criar uma cultura pró-comunicação. Os pacientes crônicos precisam de informações, encorajamento e recursos para ajudá-los a gerenciar sua saúde de forma contínua. Dessa maneira, além de melhorar sua qualidade de vida, é possível reduzir custos com internações e reinternações. É essencial oferecer suporte quando e onde os pacientes mais precisam.  

Usar a tecnologia a favor do engajamento do paciente é outro ponto que pode fazer toda a diferença. E aqui não estamos falando apenas de enviar lembretes sobre consultas ou uso de medicações. Ao explorar todo o potencial de sua tecnologia, é possível criar e enviar muitos outros tipos de comunicações relacionadas a cuidados crônicos. A tecnologia permite o fornecimento de comunicações personalizadas.   

Mas, para realmente ser útil, a informação precisa ser relevante, com conteúdo focado em prevenção e gerenciamento de doenças adaptado às necessidades e condições específicas do paciente. É possível, por exemplo, usar informações de registros eletrônicos de saúde para estratificar os pacientes em populações com base no estágio da doença. Depois de fazer isso, pode-se enviar comunicações apropriadas para diferentes grupos. Essas comunicações direcionadas ajudarão a aumentar o envolvimento do paciente e a prepará-lo para gerenciar sua saúde. 

Desenvolver diretrizes de comunicação, apoiar a adoção de melhores práticas e o uso da tecnologia, além de fornecer incentivos, são algumas das maneiras pelas quais as healthcares podem melhorar a vida dos pacientes crônicos. Pense nisso! Algumas empresas podem ajudar você na construção de uma estratégia eficiente.  

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.