Float Health

SaúdeExcesso de informações está deixando os médicos sobrecarregados

Excesso de informações está deixando os médicos sobrecarregados

O excesso de informações é uma realidade mundial. É tanto conteúdo a que somos expostos durante todo o dia que muitas vezes não conseguimos absorver tanta informação, e o pior, muitas vezes elas acabam sendo assimiladas de maneira superficial.  

Para o médico, isso pode trazer impactos à sua prática clínica: o excesso de conteúdo recebido diariamente reduz o tempo que ele poderia investir na leitura de estudos e materiais que abordem novos tratamentos e que podem fazer toda a diferença no seu atendimento.  

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que a maioria dos médicos – 95% – quer adquirir conhecimento sobre novos arsenais terapêuticos, mas 70% deles disseram se sentir sobrecarregados com tanta informação que recebem, principalmente dos laboratórios farmacêuticos.  

Diante desses números, os pesquisadores se debruçaram sobre pontos importantes para quem atua na área de marketing farmacêutico e que tem como objetivo levar conteúdo educativo aos profissionais de saúde.  

Alguns dados interessantes que foram levantados: 

– Os médicos tendem a limitar seu consumo de conteúdo a 30 minutos por dia, ou seja, mensagens curtas e impactantes são mais eficazes; 

– Os entrevistados foram oito vezes mais propensos a classificar vídeos curtos como mais eficientes do que os longos – o mesmo acontece com os artigos;  

– Cerca de 50% dos médicos entrevistados consideraram o conteúdo recebido irrelevante; 

– Cerca de 60% disseram que estariam interessados em informações mais específicas para sua localização geográfica (como eventos educacionais). 

Outro dado interessante para quem produz conteúdo voltado para a educação médica continuada: 63% disseram preferir receber informações diretamente de outros médicos em plataformas projetadas para médicos, enquanto 63% apontaram suas preferências para webinars ou conferências profissionais. Canais menos populares incluíam plataformas públicas de mídia social. 

O alerta que fica para as equipes de marketing médico é que se deve priorizar a brevidade e a especificidade, dando destaque ao que realmente é relevante.  Dessa maneira, pode-se contribuir verdadeiramente para o enriquecimento profissional do especialista, o que se refletirá no melhor atendimento ao paciente. 

Na Float, buscamos entender melhor os fluxos de trabalho dos médicos e assim buscamos focar na produção de conteúdo personalizado, de qualidade e que agregue valor para a prática médica. Contamos em nosso portfólio com um produto desenhado para atender a essa realidade.  

A Digital Library é uma plataforma de conteúdo científico desenvolvida pela Float com base na nossa missão de nos conectarmos com a saúde para uma vida melhor. Dentro dela, o médico tem à sua disposição uma série de ferramentas (vídeos, podcasts, apresentações) que vão ajudá-lo a se manter informado e cada vez mais preparado para oferecer o melhor atendimento ao paciente. 

Seu conteúdo está disponível nos idiomas inglês, português e espanhol, o que nos possibilita oferecer informação de qualidade em qualquer lugar do mundo.  

Para nós, o conteúdo precisa ser pensado de maneira estratégica e disponibilizado nas mais diversas ferramentas, reunidas em um único lugar, para que possamos atingir e nos conectar com o público que desejamos.

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.