Float Health

ArtigosA saúde mental dos centennials: uma geração de deprimidos? 

A saúde mental dos centennials: uma geração de deprimidos? 

A Geração Z, ou centennials é composta por jovens nascidos a partir da metade da década de 1990 até o início dos anos 2010 e enfrenta desafios únicos relacionados à saúde mental.  

A Gen Z nasceu conectada. Foi a primeira geração a nascer no mundo da globalização e das tecnologias desenvolvidas. Os principais eventos e experiências que participaram da formação dos jovens dessa geração foram muitas vezes negativos, impactantes (como aquecimento global, pandemia da COVID-19, crises políticas e financeira), e amplamente veiculados através das redes sociais e internet. 

Por esse motivo, os centennials são mais propensos a sofrerem de ansiedade e depressão. A Associação Americana de Psicologia, os descrevem como os mais prováveis de todas as gerações a possuírem problemas de saúde mental. 

Em comparação com gerações anteriores, os membros da Geração Z avaliam sua saúde mental de forma muito mais negativa. Um maior número deles descreve seu bem-estar emocional como “ruim” ou “razoável”. 

Diferenças geracionais no bem-estar mental e emocional geral 

Além disso, os sentimentos envolvidos no dia a dia da Geração Z difere das gerações anteriores. Muitos relatam emoções negativas, como estresse, ansiedade e solidão, com taxas significativamente mais altas com preocupações que giram principalmente ao redor trabalho e fatores financeiros.  

Além disso, os sentimentos envolvidos no dia a dia da Geração Z difere das gerações anteriores. Muitos relatam emoções negativas, como estresse, ansiedade e solidão, com taxas significativamente mais altas com preocupações que giram principalmente ao redor trabalho e fatores financeiros.  

Mais de 9 a cada 10 adultos da geração Z dizem ter experimentado pelo menos um sintoma físico ou emocional devido ao estresse, mas apenas metade sente que faz o suficiente para controlar esses sintomas. 

As mulheres da Geração Z, em particular, enfrentam uma batalha desproporcional contra o estresse e a ansiedade. Os fatores que impactam negativamente na saúde mental das mulheres abrangem o medo da violência sexual, pressão das mídias sociais por um corpo perfeito, desigualdade salarial e discriminação de gênero principalmente dentro dos seus locais de trabalho. 

Diferenças por gênero na vivência de emoções negativas Geração Z 

Um outro ponto importante, é que apesar da geração Z ser a que mais abraça a diversidade de gênero, cor e religião, pelo menos ¼ dos adultos identificam a discriminação como uma fonte significativa de stress, principalmente membros da comunidade negra e da comunidade LGBTQIAPN+. 

Dados alarmantes sobre a saúde mental da Geração Z demonstram que, além de uma mudança pessoal e cotidiana, a saúde é um veículo para o progresso social e a compreensão humana.  

Em contrapartida, os centennials também carregam a esperança de um futuro melhor. Essa também é uma geração de otimistas, que estão dispostos a lutar por direitos sociais, civis e ambientais. Mais de 80% dos jovens da Gen Z acreditam possuir um futuro brilhante e que as coisas irão melhorar em algum momento, porém 44% não se sentem preparados para enfrentar os desafios decorrentes da vida adulta.  

A importância do Setembro Amarelo 

O Setembro Amarelo é uma oportunidade de destacar a importância de cuidar da saúde mental. É um lembrete de que o apoio, a compreensão e a busca por ajuda são fundamentais para enfrentar a crise de saúde mental que afeta essa e outras gerações. 

Buscar ajuda psicológica, além do apoio da família e amigos é crucial para pessoas em momentos de crise. Se você estiver enfrentando dificuldades ou conhecer alguém que talvez esteja pensando em suicídio, saiba que há ajuda disponível através do Centro de Valorização da Vida (CVV). 

O CVV é um projeto dedicado ao apoio emocional e à prevenção do suicídio, oferecendo assistência voluntária e gratuita por telefone (ligue 188), e-mail e chat, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Todas as conversas são tratadas com total sigilo. 

O Setembro Amarelo nos lembra que, quando se trata de saúde mental, a conscientização e a compaixão são as melhores ferramentas que temos. 

Referências 

Walton Family Foundation. Voices of Gen Z: Perspectives on U.S. Education, Wellbeing and the Future. Disponível em: https://www.gallup.com/analytics/506663/amican-youth-research.aspx. Acesso em 15 de setembro de 2023. 

Ogilvy. Gen Z & Mental Health in the US. Disponível em: https://www.ogilvy.com/ideas/gen-z-mental-health-us. Acesso em 15 de setembro de 2023. 

Giray L. Meet the Centennials: Understanding the Generation Z Students. Int J Sociol Anthropol Res. 2022; 2(4):9-18. doi: 10.14456/jsasr.2022.26. 

American Psyhological Association. Gen Z more likely to report mental health concerns. Disponível em: https://www.apa.org/monitor/2019/01/gen-z. Acesso em 15 de setembro de 2023. 

Associação Brasileira de Psiquiatria. A campanha Setembro Amarelo® salva vidas! Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em 15 de setembro de 2023. 

Deloitte. 2023 Gen Z and Millennial Survey. Disponível em: https://www.deloitte.com/global/en/issues/work/content/genzmillennialsurvey.html. Acesso em 20 de setembro de 2023. 

McKinsey Health Institute. Gen Z mental health: The impact of tech and social media. Disponível em: https://www.mckinsey.com/mhi/our-insights/gen-z-mental-health-the-impact-of-tech-and-social-media. Acesso em 20 de setembro de 2023. 

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.