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MarketingMarketing farmacêutico através das telas 

Marketing farmacêutico através das telas 

O comportamento do paciente está mudando e o cuidado está evoluindo. E para conseguir se comunicar com esse público, as indústrias farmacêuticas têm buscado na tecnologia soluções inovadoras que as ajudem a traçar a melhor estratégia para atingir seu público-alvo.  

Com investimentos contínuos, as indústrias visam desenvolver várias aplicações e os principais beneficiados com essas soluções são os que se encontram na ponta final da cadeia: pacientes e médicos. Ou seja, as estratégias digitais abrem um caminho direto de comunicação entre empresas, pacientes e profissionais de saúde. Diversas plataformas, como aplicativos para smartphones, mensagens de texto, chats com atendimento 24 horas por dia, além das redes sociais, são uma realidade que atrai cada vez mais pacientes para o mundo das telas. E as indústrias precisam estar atentas a isso. 

O fato é que uma estratégia bem definida de conteúdo auxilia empresas do setor farmacêutico a conectar pacientes e profissionais, entregando informações de relevância.  

Na outra ponta, um melhor gerenciamento de dados e sistemas pode tornar mais fácil para os médicos agilizar seu fluxo de trabalho e focar em oferecer um excelente atendimento ao paciente. 

Com o uso da tecnologia, a indústria farmacêutica pode: 

Alcançar o público certo por meio da segmentação; 

Obter resultados mensuráveis de curto, médio e longo prazo; 

Criar relacionamentos mais longos e precisos com o público-alvo; 

Oferecer novas experiências para profissionais de saúde e pacientes; 

Ampliar a visibilidade da marca, levando para além do espaço digital; 

Construir uma boa reputação, identificando oportunidades de crescimento e fortalecimento da marca. 

Marketing omnichannel 

Quando falamos de ir além do espaço digital, devemos pensar em uma estratégia omnichannel, uma ferramenta importante dentro da indústria farmacêutica. Trata-se de uma abordagem que reúne mensagens da marca em canais on e off-line para alcançar um determinado público. Como pacientes e profissionais de saúde se movem entre vários canais, as relações entre eles são cada vez mais importantes.  

Especialistas apontam que existem três áreas principais que as empresas precisam levar em consideração para serem bem-sucedidas ao desenvolver uma abordagem omnichannel.  

A primeira diz respeito aos dados (informações sobre pacientes, sinistros médicos) que devem, antes de mais nada, serem de qualidade. São eles que vão garantir que o público-alvo está sendo atingido, independentemente do canal.  

A criação de conteúdo é o segundo ponto a ser destacado, sempre considerando as barreiras regulatórias que fazem parte do dia a dia de quem trabalha com marketing na indústria farmacêutica. Com tantos processos e etapas a serem vencidos, é importante conhecer os prazos de aprovação de cada departamento em que a ideia precisará passar para garantir que os prazos sejam respeitados.  

Ainda falando na criação de conteúdo, um ponto relevante é que uma abordagem omnichannel pode ser bastante eficaz ao se concentrar em maneiras de alcançar os profissionais de saúde durante o dia de trabalho, enquanto eles estão junto a seus pacientes. Porém, vale destacar que a ideia é oferecer o melhor conteúdo, e não apenas atingir o profissional com inúmeras mensagens que pouco agregam ao seu dia a dia. 

Por fim, o conteúdo deve ser adaptado a todos os canais em que será trabalhado, gerando uma mensagem consistente.  

Cada vez fica mais claro que é necessário aliar digital e presencial, conhecer as preferências e jornadas do médico e desenvolver grades de interação de acordo com esse conhecimento para que a comunicação seja efetiva e relevante para quem está na ponta da cadeia: o paciente.

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.