Float Health

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Qual a importância, para a sua empresa, da adesão do paciente a um tratamento? 

Não há dúvida de que o paciente hoje está cada vez mais empoderado para tomar decisões. Ele busca informações na internet, em grupos de apoio e com o seu médico. Mas mais do isso, ele precisa ser orientado para entender a doença que tem e como ele pode lidar com ela, e também ser ouvido. Ele quer alguém que entenda pelo que ele está passando.  

Entender os pacientes e suas motivações ajudará a envolvê-los na prevenção e na adesão ao tratamento. É nesse contexto que os programas de apoio ao paciente se tornam fundamentais.  

A adesão nem sempre é uma tarefa fácil. O uso contínuo de medicações faz com que muitos pacientes desistam ou não sigam o tratamento conforme prescrito pelo médico.  

Uma das maneiras de minimizar a falta de adesão e reduzir os riscos que ela pode trazer à saúde é por meio da implantação de programas de suporte ao paciente, já oferecidos por grande parte das indústrias farmacêuticas que têm pacientes com indicação de tratamento com seus medicamentos.  

O programa ajuda a identificar o perfil do paciente e a fase em que ele está para que receba a informação que precisa, na hora certa e pelo canal de sua preferência. Isso faz com que cada paciente sinta que está recebendo um atendimento único, o que consequentemente leva a uma participação mais efetiva no seu próprio tratamento.   

Esses programas são pensados para acompanhar o paciente em todas as etapas da sua jornada, desde antes do diagnóstico, quando ele começa a perceber alguns sintomas, até a definição do tratamento. Além disso, os programas de suporte também atuam para facilitar o acesso à medicação, que figura como uma das causas de falta de adesão ao tratamento.  

Em geral, os programas de suporte ao paciente: 

  • Oferecem apoio e ajudam os pacientes para que tomem seus medicamentos conforme prescrição médica; 
  • Ajudam o paciente a entender sua condição e o aconselham sobre o gerenciamento da doença, fornecendo orientações, por exemplo, sobre dieta e exercícios físicos; 
  • Oferecem suporte ao início do tratamento. 

Apesar da jornada de cada paciente ser única e individual, com a ajuda de profissionais de saúde e também do paciente é possível entender as necessidades de cada pessoa para atendê-la da melhor forma, com serviços e conteúdos que o apoiem.  

A Float Health foi uma das primeiras empresas a desenvolver programas de suporte ao paciente, em 2005, quando suas cofundadoras perceberam a importância de um acompanhamento extra aos pacientes de doenças que exigem tratamento contínuo. 

Um dos produtos oferecidos pela Float tem a tecnologia como principal aliada. É o SIS (System Intelligence Service), uma ferramenta que examina, integra e combina os dados dos pacientes contidos em diversas plataformas, como aplicativos para smartphones, mensagens de texto, redes sociais, entre outras, para personalização da jornada do paciente. 

A plataforma utiliza a inteligência de dados para personalizar a estratégia de comunicação das empresas do setor, com o objetivo de ter um resultado mais assertivo com o público-alvo, como médicos e pacientes, por exemplo. 

Não importa se o papel do programa de suporte aos pacientes é simplesmente lembrá-los de tomar um remédio ou algo mais complexo, pois existem doenças que também exigem uma mudança de comportamento. A Float pode te ajudar a entender quais as suas necessidades e as de seus pacientes.  

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.