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MarketingOmnichannel no marketing farmacêutico 

Omnichannel no marketing farmacêutico 

A estratégia omnichannel integra vários canais de comunicação on e off-line, como redes sociais, aplicativos de mensagens de texto e vídeos, sites, entre outros, com o intuito de gerar maior visibilidade para as empresas.  

Os canais são conectados e projetados para trabalhar juntos, com o conteúdo de um canal se relacionando com o conteúdo de outro. Isso significa que a sua empresa não precisa repetir a mesma informação em todos os lugares. Em vez disso, a estratégia omnichannel permite que as pessoas se movam através do seu ecossistema, projetando uma experiência ou jornada de conteúdo.  

Assim, a área de marketing pode trabalhar de maneira centrada no cliente, sequenciando o conteúdo para atender às necessidades específicas do seu público. 

Especialistas avaliam que o marketing omnichannel tende a substituir o marketing multicanal – que significa ter vários canais, mas que não estão interligados entre si – na indústria farmacêutica. Isso porque o omnichannel fornece uma experiência melhor ao cliente ao colocá-lo no centro da estratégia. Você começa considerando as necessidades das pessoas e, em seguida, cria canais e conteúdo para entregar o que elas precisam.  

Dessa forma, você não vai oferecer a mesma mensagem em todos os lugares, mas sim uma história que se constrói e se desenrola. Cada vez que um médico se envolve em qualquer um dos canais, por exemplo, o conteúdo recebido estará relacionado ao que veio antes e ao que vem a seguir. 

Jornadas avançadas 

A estratégia omnichannel no marketing farmacêutico também permite tornar as jornadas do cliente mais precisas ao segmentar o público. É possível, por exemplo, desenhar fluxos de marketing específicos para médicos que já têm um histórico estabelecido de envolvimento com a sua empresa e para aqueles com os quais se deseja criar um vínculo. 

A jornada dos profissionais de saúde que ainda não estão envolvidos com a empresa será diferente daqueles com relacionamentos estabelecidos. Com bons dados, é possível criar jornadas para perfis específicos com base nos níveis de conhecimento e interesses das pessoas. 

É possível, por exemplo, enviar comunicações em diferentes níveis, dependendo do público. Alguém com conhecimentos mais profundos sobre determinada patologia receberá uma comunicação diferente de alguém que domina pouco o tema. Assim, sua estratégia de marketing se torna mais eficiente e aumenta o valor da sua empresa.  

Com as mensagens certas indo para a pessoa certa, é possível tornar ainda mais personalizada a entrega da informação, considerando as preferências das pessoas em termos de canais, formatos de conteúdo, frequência de contato, entre outros fatores. Um determinado perfil de cliente pode incluir uma preferência por conteúdo de e-mail e vídeo aprovado. Outro perfil pode indicar uma preferência por reuniões presenciais ou detalhamento remoto. Assim, embora as mensagens possam ser as mesmas, sua entrega é personalizada para atender às necessidades individuais. 

O que considerar ao planejar suas estratégias de marketing  

– Garanta que os profissionais de saúde possam encontrar facilmente o que precisam quando quiserem; 

– Forneça informações recentes e específicas para a área de especialização do seu público; 

– Ofereça conteúdo que os ajudem na prática diária; 

– Ofereça conteúdo acessível sob demanda, para que eles possam ser acessados quando o médico quiser;  

– Use vários canais digitais para atender a diferentes necessidades e estilos de aprendizado; 

– Ofereça conteúdo endossado por especialistas reconhecidos em seu campo de atuação; 

– Crie conteúdo otimizado que seja relevante para um público específico. 

Mais do que nunca, é importante oferecer o conteúdo certo, no momento certo e pelo canal certo, aumentando a penetração e ampliando o alcance. Para a indústria farmacêutica, fornecer informações consistentes, completas e atualizadas é essencial para passar credibilidade e confiança aos médicos e pacientes. 

Existem sistemas, como o SIS (System Intelligence Service), desenvolvido pela Float, que auxiliam na consolidação de dados contidos em diversas plataformas para ajudar as empresas a personalizar as estratégias de comunicação e assim criar planos de marketing mais assertivos e eficientes.  

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.