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Por que é importante preparar o mercado antes de lançar um novo produto healthcare? 

Quando uma indústria farmacêutica pensa em lançar um novo produto no mercado, ela estuda e planeja detalhada e cuidadosamente todos os passos até que ele chegue ao consumidor final. Mas uma coisa que muitos se esquecem é que as ações tomadas antes do lançamento e que vão preparar o mercado para o produto, em muitos casos, são o que vai determinar o seu sucesso ou fracasso. 

É prática comum que as empresas fiquem tão focadas em projetar e fabricar novos produtos que desenvolvam um plano de lançamento tarde demais. Especialistas pontuam três pontos fundamentais que devem ser seguidos para preparar o mercado para um próximo lançamento: 

1. Antes de lançar um novo produto de saúde, analise se a demanda é suficiente. Caso contrário, será difícil fazer com que ele ganhe força no mercado. Mostre os benefícios que ele trará. Por exemplo: estatísticas e tendências em saúde podem demonstrar uma lacuna da indústria para uma solução para uma determinada condição de saúde não atendida ainda. Produzir conteúdo educativo de qualidade é um bom começo para mostrar o quanto seu produto pode fazer a diferença. Embora existam várias táticas de marketing a serem aproveitadas para o lançamento, incluindo um evento, webinars e campanhas de mídia social, é importante garantir que a estratégia de marketing esteja alinhada com as necessidades do cliente que se deseja atingir.  

2. Sua empresa deve assumir um papel de liderança em relação ao tema que envolve seu produto. Isso é essencial para criar credibilidade para a sua solução. E como fazer isso? Por meio de associações com os principais parceiros institucionais, como um líder de uma renomada instituição acadêmica. Além disso, destaque estudos clínicos e experiência em pesquisa e desenvolvimento para mostrar rigor científico e ressaltar a confiabilidade de seu novo produto em desenvolvimento. 

Pense também em parcerias com líderes de opinião, que podem ser médicos, farmacêuticos ou outros especialistas que podem defender um produto ou serviço entre seus pares e redes profissionais. A participação em congressos também é uma boa maneira de apresentar os detalhes técnicos de seu produto e quais benefícios ele traz e compartilhar dados de estudo clínicos.  

3. Evite mensagens excessivamente promocionais. Tenha em mente que sua estratégia deve ser elaborada com base em dados e voltada para o seu público-alvo. Concentre-se em mensagens-chave e em como sua abordagem inovadora resolverá um problema. No entanto, ao falar sobre benefícios, evite falar sobre vantagens específicas até que o produto esteja pronto para ser lançado.  

Essas três dicas podem ajudar a aumentar as chances de sucesso para quando sua inovação chegar ao mercado e, ainda mais importante: ajudará a construir uma base sólida para o crescimento a longo prazo. Lembre-se de que o produto nunca é concluído e, portanto, o feedback do usuário não termina no lançamento.  

É importante incorporar os ciclos de feedback do cliente na cultura de marketing e desenvolvimento de produtos, estabelecendo processos claros. Uma estratégia de lançamento de produtos bem-sucedida inclui um fórum para feedback pós-lançamento para orientar as decisões de priorização de produtos de forma contínua. 

Por fim, tão importante quanto pensar em campanhas que preparem a chegada de seu produto ao mercado é não negligenciar as questões regulatórias relacionadas ao desenvolvimento de produtos de healthcare. Além de estar ciente de todos os regulamentos relevantes do setor e documentos de orientação, é importante identificar o status regulatório ou a classificação de outros produtos de saúde comercializados. Isso irá guiá-lo no posicionamento do seu produto no mercado.  

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