Float Health

MarketingGestão de negóciosO que é interoperabilidade na saúde? 

O que é interoperabilidade na saúde? 

Interoperabilidade é a capacidade que os diversos sistemas da informação e aplicativos de software têm de se comunicar, trocar dados e utilizar as informações trocadas. É um conceito inicialmente desenvolvido na área de tecnologia da informação, mas que vem ganhando espaço na saúde.  

Ao acessar os dados clínicos do paciente em tempo real, o sistema de saúde pode atendê-lo a partir de qualquer local, melhorando, assim, a qualidade e a eficiência desse atendimento. A interoperabilidade ajuda a otimizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento médico prestado. 

Para fazer com que os sistemas consigam trocar informações de maneira natural, é preciso adotar padrões sobre os quais os diferentes sistemas de saúde possam coincidir. 

Por isso, a interoperabilidade de fato implica interoperabilidade sintática e semântica. A primeira se refere à estrutura da comunicação; a segunda, faz referência ao significado da comunicação. 

Na interoperabilidade sintática, por exemplo, foram desenvolvidos padrões que definem o formato e a estrutura de elementos de dados para facilitar a comunicação entre diversos sistemas clínicos, ou seja, mover dados de um prontuário eletrônico para outro.  

Já na interoperabilidade semântica, foram desenvolvidos vocabulários e códigos para etiquetar conceitos clínicos, como doenças, listas de problemas, diagnósticos, medicamentos, técnicas e procedimentos, determinações analíticas, entre outros. 

Exemplos de sistemas que podem operar com a integração de dados 

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): ao integrar seus dados, qualquer instituição de saúde consegue ter acesso ao histórico do paciente, o que agiliza o atendimento; 
  • Sistema de Informação Radiológica (RIS): sua integração possibilita um diagnóstico mais profundo das condições de saúde do paciente, além de agilizar e melhorar o fluxo de trabalho de outras áreas;  
  • Sistema de Gestão Empresarial (ERP): integra processos administrativos, financeiros, assistenciais, gestão de custos, entre outros, fornecendo uma visão ampla sobre a instituição de saúde; 
  • Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS): com esse sistema, uma imagem pode ser interpretada por equipamentos de marcas diferentes.  

Vantagens da interoperabilidade na área da saúde 

Investir na interoperabilidade em saúde traz benefícios para pacientes, gestores, profissionais e sistema de saúde. Confira alguns deles:  

  • Agilidade nas rotinas: com a integração de informações, instituições de saúde podem contar com dados dos pacientes disponíveis em sistemas externos, como prontuários de outros médicos ou estabelecimentos, respeitando as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); 
  • Clareza na comunicação: com os diferentes sistemas compartilhando dados, a informação se torna padronizada e mais clara; 
  • Diminuição de desperdícios: os desperdícios e custos dos tratamentos tendem a ser reduzidos, pois muitos exames deixam de ser repetidos e as orientações médicas se tornam mais precisas, o que impacta a eficiência do sistema de saúde;  
  • Redução de erros: agilidade e comunicação clara evitam erros como discrepâncias entre medicações receitadas e dosagens recomendadas, por exemplo; 
  • Humanização do atendimento: com a melhora dos fluxos e maior tempo livre, as equipes tendem a ter mais tempo para cuidar do paciente, o que proporciona uma experiência mais próxima e humanizada. 

A implantação da interoperabilidade na saúde precisa da utilização de protocolos específicos. São eles que converterão os dados automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Há várias organizações que unificam esses protocolos. 

Ao se tornarem mais eficientes financeiramente, as empresas de saúde, por meio da interoperabilidade, passam a ter seu foco voltado totalmente para o paciente, melhorando sua experiência durante sua jornada de saúde.  

Se você tem essa preocupação, pode contar com a ajuda de empresas que possuem plataformas especificamente desenvolvidas para a coleta e estruturação de dados que melhorarão o cuidado com a saúde.  

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.