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MarketingMarketing de ConteúdoMarketing de influência na saúde: saiba como usá-lo a seu favor 
Você já ouviu falar em marketing de influência na área da saúde? Sabe como usar essa estratégia, que vem ganhando cada vez mais força entre as marcas de diversos nichos, a seu favor?

Marketing de influência na saúde: saiba como usá-lo a seu favor 

Existem diversas ferramentas, técnicas e plataformas para facilitar a conexão entre os profissionais de marketing de saúde e seus públicos. O desafio é restringir as escolhas ao que é mais eficaz – e entender como a mudança de comportamento do paciente está afetando o processo. 

Uma estratégia que tem chamado a atenção é o chamado marketing de influência na saúde. E por que isso tem atraído empresas? Porque a grande maioria das pessoas tende a confiar muito mais na palavra de alguém real do que em uma propaganda.  

Segundo dados de um estudo da consultoria Nielsen, os influenciadores digitais já somam 500 mil só no Brasil. Outros dados, de uma pesquisa da brasileira Opinion Box, revelam que 55% dos internautas já compraram algum produto indicado por influenciadores, ou influencers, digitais e que 38% queriam adquirir a mercadoria e ver alguém testando e aprovando o produto foi decisivo.  

Mas como achar o influenciador certo?  

A realidade é que o público já está se conectando com influenciadores de saúde e participando de comunidades virtuais on-line. Por isso, é hora de agir e pensar em incluir o marketing de influência nas suas estratégias. 

O primeiro ponto que deve ser observado é o tema que o influenciador trata em suas publicações. A ideia que se deve ter em mente é a de buscar uma pessoa que tenha um público segmentado e mais propenso a se interessar pelo seu serviço ou produto. Podem ser atletas, celebridades, entre outras pessoas conhecidas. A dica: pense em alguém que venha à mente das pessoas quando elas buscam por uma informação, recomendação ou inspiração dentro de um estilo de vida. 

Outro tipo de influenciador é a pessoa que sofre com um problema de saúde e conta sobre sua jornada de tratamento e de vida nas redes sociais. Muitos deles podem não ter muitos seguidores, mas são um público muito preciso.  

Especialistas no assunto, como provedores, profissionais de saúde, cientistas e organizações de saúde também podem estar no papel de influenciadores e dar mais credibilidade à mensagem que você quer transmitir.  

Mas tenha em mente que os influenciadores não são soluções de marketing prontas, ou seja, a melhor maneira de escolher quem pode falar melhor com a sua marca depende dos seus objetivos. 

Um erro comum que as empresas geralmente cometem é procurar influenciadores que tenham um grande número de seguidores. Mas nem sempre isso é garantia de sucesso para a sua estratégia. Existem muitos influenciadores com um público enorme que não têm uma taxa de engajamento alta e outros, com menor número de seguidores, que podem atingir seu objetivo de uma maneira muito mais eficaz. 

Você precisa procurar influenciadores que estejam agregando valor à vida de seu público. 

Vantagens do marketing de influência na saúde 

Ao usar influenciadores digitais nas estratégias de marketing, existem algumas vantagens, como: 

  • Conquistar a confiança do público-alvo com mais facilidade; 
  • Alcançar o público certo; 
  • Fortalecer a marca; 
  • Potencializar os valores e a história da empresa; 
  • Gerar valor afetivo nos consumidores;  
  • Aumentar a presença on-line; 
  • Pensar em formatos e temas diferentes para a criação de conteúdo.

O marketing de influência pode ajudar em todo o escopo do processo – desde a conscientização de uma condição de saúde até o diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.  
Pode parecer complicado usá-lo a seu favor, mas a estratégia para conquistar resultados é mais simples do que se pensa. Faça parcerias com pessoas que seu público conhece, gosta e confia e fortaleça a relação com o seu paciente.  

Existem agências que podem auxiliá-lo nessa demanda, pesquisando e indicando as pessoas certas para o seu negócio. 

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