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MarketingPor que e como investir em marketing farmacêutico? 

Por que e como investir em marketing farmacêutico? 

O marketing na indústria farmacêutica sempre foi um desafio para os profissionais que atuam na área, pois regras rígidas quanto à publicidade e propaganda dos medicamentos devem ser seguidas, o que limita, muitas vezes, as opções de divulgação de um novo produto.  

Além disso, o setor tem uma peculiaridade: ele precisa se comunicar com seus clientes finais (pacientes) e com os médicos, que são quem recomenda o medicamento e que agregam valor à marca, transmitindo seriedade, confiança e eficiência, fatores fundamentais para uma indústria que lida com a saúde.  

Por que investir em marketing farmacêutico? 

O marketing farmacêutico é cada vez mais importante à medida que a diferenciação entre os produtos existentes se torna menor. Com ele, as  empresas conseguem identificar, antecipar e fornecer soluções para os seus clientes. Hoje, podemos dizer que o crescimento das empresas deste setor está cada vez mais associado à compreensão das necessidades do paciente  do que propriamente ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos.  

Apesar dos desafios, é possível aplicar estratégias de marketing eficientes no setor farmacêutico e colher bons resultados. Mas como fazer isso? Separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a fortalecer e incrementar suas estratégias. 

Invista no marketing de conteúdo 

Nos  últimos anos, o marketing de conteúdo tem se mostrado um grande aliado para atrair, engajar e converter os públicos de relacionamento da indústria farmacêutica. A ideia aqui é criar estratégias de comunicação que gerem valor, conhecimento e conexão entre sua marca e o seu cliente. 

Descrever os benefícios que determinado medicamento trará ao usuário, mencionar estudos que comprovem sua eficácia, além de trazer avaliação por parte de profissionais da saúde e consumidores são alguns conteúdos com forte poder de gerar confiança e engajamento do paciente. 

No marketing farmacêutico, esclarecer dúvidas comuns dos seus consumidores, compartilhar histórias de superação e informar sobre dados científicos e resultados de pesquisas sobre os produtos são maneiras de gerar impacto positivo no público que se pretende atingir. 

A maioria dos pacientes já usa os mecanismos de pesquisa para encontrar informações ou soluções relacionadas a medicamentos, tratamento, doenças ou outras questões farmacêuticas. Se a sua empresa fornecer soluções claras e eficientes para essas consultas de pesquisa, isso certamente fortalecerá seu vínculo com o paciente. 

Utilize o omnichannel 

Uma das estratégias de marketing na indústria farmacêutica mais efetivas é utilizar o omnichannel para aumentar o reconhecimento de marca, ou seja, usar uma variedade de canais para fornecer mensagens consistentes que cheguem aos profissionais de saúde e se conectem com os pacientes para educá-los e informá-los.  

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é importante que os canais conversem entre si. Lembre-se: na indústria farmacêutica, fornecer informações consistentes, completas e atualizadas é essencial para passar credibilidade e confiança ao seu público-alvo.  

Use a tecnologia Customer Relationship Management (CRM) 

O uso do CRM é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. A ferramenta ajuda a coletar informações sobre seus leads para que você possa construir relacionamentos confiáveis e duradouros. Elas capturam e centralizam dados sobre preferências de comunicação, histórico de relacionamentos e comportamentos on-line, entre outras informações importantes que vão ajudar você a: 

  • Enviar campanhas de e-mail personalizadas com base em cliques no seu site; 
  • Enviar mensagens personalizadas para aniversários e outros marcos importantes para personalizar a jornada do destinatário até sua empresa;  
  • Fornecer suporte pós-venda.  

Mantenha o foco no paciente 

Como os pacientes podem pesquisar e cruzar informações fornecidas pelo médico que o acompanha usando a internet, é importante construir confiança e manter as necessidades deles como o ponto focal de suas estratégias de marketing farmacêutico.  

Ao identificar onde os pacientes procuram informações sobre sintomas, medicamentos e terapias e encontrar fóruns onde eles compartilham suas experiências on-line, você pode usar os mesmos canais e projetar campanhas de marketing para alcançá-los com mais facilidade. 

Adotar estratégias de marketing fortalecerá a sua marca e construirá uma relação de confiança cada vez maior com o seu público. Acompanhar as inovações do mercado, tornar sua marca conhecida e manter-se na mente do consumidor de forma positiva pode ser um desafio, mas os resultados valerão.

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.