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MarketingConectando marcas com pacientes: como a segmentação de dados pode ajudar 

Conectando marcas com pacientes: como a segmentação de dados pode ajudar 

Você já ouviu falar de segmentação de dados de saúde? Sabe como ela pode ajudar as equipes de marketing a se conectarem com seu público e com os pacientes? A coleta e o uso inteligente de dados podem mudar a maneira como falamos com o nosso público.  

A segmentação de dados é hoje uma das maneiras mais eficazes de criar segmentos de público-alvo personalizados com base em qualquer variedade de critérios. Esses dados de mundo real são obtidos por meio de relatórios de sinistros das operadoras, consultas, internações hospitalares e prescrições, fornecendo um material rico que pode contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz, que atinja diretamente o público desejado.  

A análise dessa imensa quantidade de dados é feita, de maneira estratégica, por meio de ferramentas como machine learning e inteligência artificial, e possibilita a tomada de decisão mais assertiva. A velocidade com que esses dados são pesquisados, reunidos e analisados permite tanto criar estratégias de marketing eficientes de maneira mais rápida quanto mudar a rota quando for necessário, também de maneira mais ágil. 

Um dos pontos positivos da segmentação de dados de saúde é que eles são provenientes de fontes confiáveis, o que evita o risco de comprometer a integridade do paciente, pois ela é construída em uma arquitetura segura que visa garantir a privacidade dos indivíduos, o que não ocorre na segmentação por fluxo de cliques – onde se rastreia o indivíduo por meio de dispositivos móveis ou pela web – que pode ser diretamente vinculada a um usuário e, às vezes, a toda a sua rede on-line, o que representa um risco à privacidade. 

Segmentação também para falar com o profissional de saúde 

Para chegar ao paciente, que é quem está no final da cadeia, a comunicação assertiva com o médico é fundamental. A abordagem de segmentação permite que você obtenha mais informações sobre o envolvimento individual em todos os estágios da jornada do profissional, o que também vai ajudar a rever investimento em campanhas, ajustar comunicações, otimizar a interação e diminuir o risco de distanciamento da marca. 

Identificar tendências em cada segmento é fundamental para desenvolver uma comunicação que faça sentido para o público que se pretende atingir. Além disso, é preciso pensar em conteúdo educacional de qualidade, o que é bastante valorizado por profissionais de todas as áreas.  

A segmentação do público-alvo permite compartilhar informações mais complexas e especializadas com o seu público. A forma como elas são transmitidas faz toda a diferença, e nisso a segmentação mostra ser uma ferramenta importante para ajudar a definir estratégias robustas.  

Como usar os dados de maneira estratégica 

Os pacientes, em geral, retêm melhor uma mensagem que lhe é repetida várias vezes, portanto, manter ativos todos os canais vai garantir que o seu engajamento com a marca possa ser maior.  

Quando um paciente vê uma informação, seja ela uma notícia em uma rede social ou uma propaganda, que fala sobre sua condição, há uma chance maior de que ele seja motivado a controlar melhor sua jornada de saúde. Assim, quanto mais canais forem utilizados para falar com o público-alvo, mais certeza se terá de que a informação chegará até ele. 

Recentemente, em um de nossos blogs, falamos um pouco sobre a estratégia omnichannel, e aqui ela ganha destaque novamente, unindo ferramentas on e off-line. Ter uma solução omnichannel permite que os profissionais de marketing meçam o impacto da mídia estrategicamente, o que ajuda a direcionar melhor seu orçamento – é possível avaliar qual canal funciona de maneira mais assertiva com a mensagem a ser transmitida. 

Conseguir reunir dados e transformá-los em uma ferramenta estratégica não é tarefa fácil, mas pode fazer toda a diferença no seu planejamento de marketing. 

A Float desenvolveu um sistema, o SIS (System Intelligence Service), que examina, integra e combina os dados dos pacientes contidos em diversas plataformas, como aplicativos para smartphones, mensagens de texto, redes sociais, entre outras, para personalização da jornada do paciente.  

Com ele, sua empresa consegue personalizar a estratégia de comunicação e assim obter um resultado mais assertivo com o público-alvo, como médicos e pacientes, por exemplo. 

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.