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Novo comercial da Apple aborda segurança de dados e sistemas de saúde

A gigante de tecnologia Apple fez sucesso recentemente ao brincar com a privacidade de dados de saúde em um comercial veiculado nos Estados Unidos. Nele, a atriz Jane Lynch começa a narrar problemas de saúde de um grupo de pessoas que aguarda atendimento em um consultório médico.

O vídeo se desenrola com os presentes cada vez mais constrangidos pelos dados pessoais vazados e termina com uma paciente ativando as opções de privacidade para proteger seus dados em seu iPhone.

Piada, sim, mas com aquela ponta de verdade. Vazamentos de dados sensíveis seguem acontecendo com frequência pelo mundo –e o Brasil é um dos principais “centros” desse problema. É o que diz um levantamento da Surfshark, empresa de cibersegurança da Holanda, que coloca o Brasil como o 12º país que mais teve casos de usuários violados. Na América Latina, o país amarga o topo da lista.

Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a regulamentação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, espera-se que esse tipo de informação se torne mais difícil de acabar em mãos erradas. É, no entanto, de se pensar como o setor de saúde está se preparando para isso.

Afinal, se pensarmos em grandes hospitais, há mais recursos que podem ser investidos em auditorias com especialistas em segurança da informação, implementar novos protocolos e novos softwares para garantir mais segurança.

Por outro lado, há ainda um “gap” encontrado em clínicas menores e até em hospitais públicos, onde a coleta e o armazenamento de dados ainda é feito, muitas vezes, no papel. “A digitalização no Brasil é rasante, diferente do cenário americano. (…) O cenário de segurança é outro, para que não roubem ou tirem foto do papel”, falou Guilherme Zwicker, presidente do Instituto HL7 Brasil, em entrevista ao portal Futuro da Saúde.

Ou seja, para muitos espaços do Brasil, ainda é preciso investir na digitalização para só então pensar na segurança de dados. Por outro lado, iniciar esse processo já se adequando às boas práticas para garantir a privacidade de dados dos pacientes é, sem dúvida, uma ótima maneira de aproveitar este desafio. 

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