Float Health

MarketingGestão de negóciosSaúde 4.0: como a tecnologia pode ser aplicada na saúde 

Saúde 4.0: como a tecnologia pode ser aplicada na saúde 

O avanço tecnológico vivido por empresas de vários setores também chegou à saúde e promete revolucionar a relação médico-paciente e a relação deste com a própria saúde. E os ganhos com tamanha inovação são muitos.

Se você é um profissional de saúde, certamente já se perguntou ou foi pesquisar sobre o que é Saúde 4.0. Trata-se de um modelo que integra a tecnologia da informação com os serviços no setor de saúde.

Para entender melhor, o Saúde 4.0 é um conceito desenvolvido a partir da Indústria 4.0, que representa a quarta revolução da manufatura, que tem como foco máquinas inteligentes que têm acesso a grandes quantidades de dados, o que lhes permite tomar decisões sem envolvimento humano.

Computação em nuvem, big data, internet das coisas, internet sem fio, tecnologias 5G e realidade aumentada são algumas das tecnologias que fazem parte do conceito de Indústria 4.0 e que passaram a integrar o conceito de Saúde 4.0, também chamada de Saúde Digital ou Health 4.0.

Essas tecnologias agem a favor da saúde em diversas formas e em diferentes processos, desde a digitalização de um documento até a realização de um procedimento cirúrgico. Ou ainda, citando um exemplo recente em que o Saúde 4.0 esteve presente: a liberação da telemedicina, que foi estimulada pela pandemia de Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a Saúde 4.0 deve ter três objetivos principais:

– Auxiliar na elaboração de políticas públicas de saúde em nível regional e nacional, por meio do uso sustentável, seguro e ético da tecnologia;

– Facilitar o trabalho dos profissionais da saúde para garantir o melhor cuidado aos pacientes;

– Melhorar a saúde e bem-estar da população em geral, por meio da acessibilidade e equidade.

No Brasil, os esforços para implementação do Saúde 4.0 são bastante voltados em oferecer o acesso universal à saúde, pois os atendimentos médicos ainda são concentrados em grandes centros urbanos.

O que muda nos cuidados com o paciente e para os profissionais de saúde

A tecnologia ajudou a transformar o paciente em protagonista nos cuidados com a sua saúde. Hoje, eles são muito mais ativos e informados sobre suas condições. Além disso, a comunicação com os profissionais da saúde ficou mais clara e efetiva, fortalecendo a importância do atendimento humanizado.

As mudanças que o Saúde 4.0 trouxe na relação com os pacientes sinaliza uma tendência para o futuro da medicina: a centralidade do indivíduo em todo o processo de cuidado.

Já para os profissionais da saúde, os impactos são vários, como a melhoria nos diagnósticos, melhor aproveitamento dos equipamentos, integração das informações e gestão hospitalar mais eficiente.

As soluções tecnológicas, se bem implementadas, resultam em tratamentos mais eficazes, com menor tempo de internação, menos invasivos e, consequentemente, com menos custos para toda a cadeia. Contribuem automatizando tarefas e rotinas e permitindo tanto o monitoramento do paciente quanto a gestão de processos e dos recursos das unidades de saúde.

A tecnologia tem, hoje, papel fundamental na construção de um novo conceito de saúde, onde mais importante do que tratar a doença é preveni-la. Para isso, é preciso conhecer os hábitos do paciente.

As pessoas, mesmo as mais idosas, por exemplo, estão cada vez se conectando e se cuidando mais. A vida está trazendo novos hábitos e o paciente está cada vez mais empoderado. Nesse contexto, o paciente deve ser trazido para a era da prevenção, e a saúde 4.0 pode ser uma grande aliada nesse processo.

Na Float, o uso da tecnologia a favor da saúde permeia vários de nossos projetos, proporcionando um cuidado mais humanizado e focado no paciente.

Somos uma empresa global de soluções estratégicas em saúde com mais de 20 anos de expertise e com o propósito de desenvolver inovações em tecnologia e design junto à indústria de saúde.